Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jungmann discutirá com estados divisão de fundo para segurança

Geral

Jungmann discutirá com estados divisão de fundo para segurança

por publicado: 16/08/2018 17h20 última modificação: 17/08/2018 10h06
Secretários vão compor conselho que definirá critérios de financiamento de políticas
Foto: Jorge Cordeiro

Foto: Jorge Cordeiro

Salvador, 16/8/18 - O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou que os Estados e o Distrito Federal vão participar da definição de critérios para destinação dos novos recursos para prevenção e combate ao crime e à violência, oriundo da arrecadação das loterias federais. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16), na 70ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Salvador (BA).

“O Brasil tem recursos ‘carimbados’ e previsíveis para financiamento das polícias através do SUSP [Sistema Único de Segurança Pública]. Então vamos nomear até setembro o novo Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), que irá definir critérios para repartição do Fundo Nacional e a participação do conselho de secretários de segurança pública nesse processo é fundamental. Não podemos combater o crime organizado sem essa integração”, explicou o ministro.

A medida foi bem recebida pelo presidente do Consesp e secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa. Ele ressaltou a importância do encontro e os avanços conquistados pelo colegiado. "Lutamos por uma verba própria para os estados e estamos próximos desta conquista. Como sempre digo, a segurança é um dever de todos", enfatizou.

A reunião, que segue até sexta (17), acontece no Centro de Operações e Inteligência (COI) localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital baiana.

Além do ministro da Segurança Pública, também estiveram presentes o secretário nacional de Segurança Pública, Flávio Basílio, os diretores-gerais do Departamento Penitenciário Nacional, Tácio Muzzi e da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias, e o diretor de Inteligência da Polícia Federal, Umberto Ramos Rodrigues.

IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Ministro
Ministério da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135 / 3115 / 2025 9962
ascom@seguranca.gov.br